sábado, 16 de janeiro de 2010

O que eu entendo por "Filosofia"?

De acordo com meu entendimento, Filosofia é um ramo do saber analítico tal como as ciências naturais, as ciências sociais, a Matemática e a Semiótica. Encaro-a, portanto, como uma ciência; só que uma ciência que ainda não conseguiu se estabelecer como conhecimento mais confiável, seguro, válido.

A Química, por exemplo, conseguiu se fortalecer como conhecimento sólido principalmente após Dalton. Penso que o fato de a Filosofia ter como objeto o próprio pensamento torna mais difícil a sua solidificação, quando em comparação com outras ciências. Daí decorrem os traços de "saber artesanal" e de consequente "culto ao artista filosófico" (adoração à personalidade do autor), especialmente se ele estiver morto (o que aumenta a idealização romântica e a paixão cega).

É preciso, de acordo com o que penso, uma modernização na Filosofia que mude o foco do autor para a obra, que estabeleça a investigação racional através da análise dos argumentos dos autores por uma comunidade filosófica que dialogue e preze pela busca da verdade acima de tudo. Assim, a Filosofia atingirá o nível de outras ciências modernas e poderá contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento do saber humano, criando tecnologias intelectuais que possam proporcionar bem estar e felicidade no cotidiano das pessoas que busquem melhor qualidade de vida.


================