sábado, 16 de janeiro de 2010

O que eu entendo por "Filosofia"?

De acordo com meu entendimento, Filosofia é um ramo do saber analítico tal como as ciências naturais, as ciências sociais, a Matemática e a Semiótica. Encaro-a, portanto, como uma ciência; só que uma ciência que ainda não conseguiu se estabelecer como conhecimento mais confiável, seguro, válido.

A Química, por exemplo, conseguiu se fortalecer como conhecimento sólido principalmente após Dalton. Penso que o fato de a Filosofia ter como objeto o próprio pensamento torna mais difícil a sua solidificação, quando em comparação com outras ciências. Daí decorrem os traços de "saber artesanal" e de consequente "culto ao artista filosófico" (adoração à personalidade do autor), especialmente se ele estiver morto (o que aumenta a idealização romântica e a paixão cega).

É preciso, de acordo com o que penso, uma modernização na Filosofia que mude o foco do autor para a obra, que estabeleça a investigação racional através da análise dos argumentos dos autores por uma comunidade filosófica que dialogue e preze pela busca da verdade acima de tudo. Assim, a Filosofia atingirá o nível de outras ciências modernas e poderá contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento do saber humano, criando tecnologias intelectuais que possam proporcionar bem estar e felicidade no cotidiano das pessoas que busquem melhor qualidade de vida.


================


Um comentário:

  1. Se fizesse isso não seria mais Filosofia, seria ciência ou técnica. Por acaso, essa técnica ou ciência, conforme você propôs, já existe desde o sec XVIII e se chama Hermenêutica, ou para os leigos, "Teoria Geral da Interpretação", amplamente utilizada no Direito. Tanto que essa Hermenêutica Jurídica se tornou uma sub-área da Hermenêutica Geral. Para saber mais sobre ela pode pesquisar alguns de seus principais autores (Charles Sanders Peirce, Ferdinand Saussure, Friedrich D. Ernest Schleiermacher, Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger, Paul Ricouer, Jacques Derrida, Hans-Georg Gadamer dentre outros).

    ResponderExcluir